Depois de mais de uma década do lançamento de Vindicated, Chris voltou a fazer uma referência à música no Instagram da banda:

instavindi

legvindi

Não é à toa que Chris ainda sente um enorme carinho por Vindicated. “Essa música é nossa fonte de energia. Ela soa nova a cada noite. Há doze anos, ela foi o momento de transição que mudou as nossas vidas, o divisor de águas para nossa banda”.

Vindicated foi originalmente lançada em 2004, como single do filme Homem-Aranha 2, e em 2006 foi relançada como faixa escondida do álbum Dusk And Summer, do Dashboard Confessional. Além de se encaixar perfeitamente na história do filme, o legal da música é que ela foi composta em menos de 20 minutos. Inicialmente, o single era pra ser “I Need A Sure Thing”, uma música pouco conhecida do Dashboard. Mas Chris explica que mudou de ideia quando entrou em contato com os temas do filme:

Quando eu estava assistindo as gravações, eu tentei entender os temas nos quais o filme seria baseado. Havia temas de esperança, conflito e dificuldades de um homem jovem que tenta se transformar em um homem adulto, que está se rebelando contra o que ele sabe que deveria ser e o que ele acha que gostaria de ser. Se você tirar os superpoderes, essas são preocupações praticamente universais. Aí eu avisei que queria mudar a música.

Chris teve 24h para fazer isso, mas nem foi preciso tanto. “Em menos de 20 minutos eu escrevi Vindicated”, conta ele. Vindicated cativou imediatamente os produtores do filme. Eles disseram que Chris captou toda a essência da história na letra da música.

Vindicated foi um sucesso nas rádios e atingiu a segunda posição no chart “Modern Rock Tracks” da Billboard, em 2004.

Confira o vídeo da música aqui e a letra aqui.